10 Benefícios do Chá Preto para a Saúde
O chá preto é uma das bebidas mais consumidas no mundo, ficando atrás apenas da água.
Originado da planta Camellia sinensis, o chá preto é frequentemente combinado com outras ervas para criar sabores distintos, como o Earl Grey ou o chai.

Com um sabor mais intenso e um teor de cafeína maior do que outros chás, mas menor que o do café, o chá preto oferece diversos benefícios à saúde.
- Possui propriedades antioxidantes: Os antioxidantes são conhecidos por fornecer vários benefícios à saúde.
Consumir antioxidantes pode ajudar a eliminar radicais livres e diminuir os danos celulares no corpo, o que, em última análise, pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas.
Os polifenóis são um tipo de antioxidante encontrado em certos alimentos e bebidas, incluindo o chá preto. Grupos de polifenóis, incluindo catequinas, teaflavinas e tearubiginas, são as principais fontes de antioxidantes no chá preto e podem promover a saúde geral. Embora muitos suplementos contenham antioxidantes, a melhor maneira de consumi-los é através de alimentos e bebidas. De fato, algumas pesquisas descobriram que tomar antioxidantes em forma de suplemento pode prejudicar a saúde.
- Pode melhorar a saúde do coração: O chá preto contém outro grupo de antioxidantes chamados flavonoides, que são benéficos para a saúde do coração.
Além do chá, os flavonoides podem ser encontrados em vegetais, frutas, vinho tinto e chocolate amargo.
Consumir flavonoides regularmente pode ajudar a reduzir muitos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol elevado, níveis elevados de triglicerídeos e obesidade. Uma grande revisão de estudos descobriu que, para cada xícara de chá consumida diariamente, houve uma redução de 4% no risco de morte por doenças cardíacas, 2% de redução no risco de ataque cardíaco e outros eventos cardiovasculares, 4% de redução no risco de acidente vascular cerebral e 1,5% de redução no risco de morte por todas as causas.
- Pode reduzir o colesterol “ruim” (LDL): O corpo contém duas lipoproteínas que transportam colesterol por todo o corpo.
Uma é a lipoproteína de baixa densidade (LDL), e a outra é a lipoproteína de alta densidade (HDL).
O LDL é considerado a lipoproteína “ruim” porque transporta colesterol para as células do corpo. Já o HDL é considerado a lipoproteína “boa” porque transporta colesterol das células para o fígado, onde é eliminado do organismo. Quando há muito LDL no corpo, ele pode se acumular nas artérias e causar depósitos gordurosos chamados placas. Isso pode levar a problemas como insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral.
- Pode melhorar a saúde intestinal: Estudos descobriram que o tipo de bactérias no seu intestino pode desempenhar um papel significativo na sua saúde.
Embora algumas das bactérias no seu intestino sejam benéficas para a saúde, outras não. Os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a manter um intestino saudável, promovendo o crescimento de bactérias boas e inibindo o crescimento de bactérias ruins. Além disso, o chá preto pode conter propriedades antimicrobianas que eliminam substâncias nocivas e melhoram as bactérias intestinais e a imunidade, ajudando a reparar o revestimento do trato digestivo. No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que se possa chegar a uma conclusão definitiva sobre o papel do chá preto na função imunológica.
- Pode ajudar a reduzir a pressão arterial: A pressão alta pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e renal, acidente vascular cerebral, perda de visão e ataques cardíacos. Felizmente, mudanças na dieta e no estilo de vida podem reduzir a pressão arterial.
Uma revisão de estudos bem elaborados analisou os efeitos de beber chá na pressão arterial em pessoas com hipertensão, ou pressão alta. A revisão descobriu que a ingestão regular de chá ajudou a reduzir a pressão arterial sistólica em 4,81 mm Hg e a pressão arterial diastólica em 1,98 mm Hg em pessoas com hipertensão. Além disso, aqueles que beberam chá regularmente por mais de três meses experimentaram uma queda ainda maior na pressão arterial sistólica e diastólica. Os efeitos foram mais pronunciados em pessoas que beberam chá preto por mais de sete dias e em homens.Beber chá preto diariamente, assim como incorporar outras modificações no estilo de vida, como estratégias de gerenciamento de estresse, pode beneficiar aqueles com pressão alta.
- Pode ajudar a reduzir o risco de derrame: Um derrame pode ocorrer quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado ou se rompe. É a segunda principal causa de morte em todo o mundo.
Felizmente, 80% dos derrames podem ser evitados. Por exemplo, controlar a dieta, a atividade física, a pressão arterial e não fumar pode ajudar a reduzir o risco de derrame. Curiosamente, estudos descobriram que beber chá preto também pode ajudar a reduzir o risco de derrame. Um estudo prospectivo com 365.682 pessoas examinou a associação entre o consumo de chá ou café e o risco de derrame, demência e demência pós-derrame. Após acompanhar os participantes por mais de 11 anos, o estudo descobriu que aqueles que bebiam pelo menos duas xícaras de chá tinham um risco 16% menor de derrame isquêmico em comparação com aqueles que não bebiam chá.
- Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue: Níveis elevados de açúcar no sangue podem aumentar o risco de complicações de saúde, como diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardiovasculares, insuficiência renal e depressão.
Consumir grandes quantidades de açúcar, particularmente de bebidas adoçadas, tem sido associado a níveis elevados de açúcar no sangue e ao aumento do risco de diabetes tipo 2. Quando você consome açúcar, o pâncreas secreta um hormônio chamado insulina, que transporta o açúcar para os músculos para ser usado como energia. Se você consome mais açúcar do que seu corpo precisa, o excesso de açúcar é armazenado como gordura. O chá preto é uma bebida sem açúcar que pode ajudar a melhorar o uso da insulina no corpo.
- Pode ajudar a reduzir o risco de câncer: Mais de 2,7 milhões de novos casos de câncer foram diagnosticados na Europa em 2020. Em todo o mundo, os números também são chocantes, com mais de 19 milhões de novos casos de câncer diagnosticados em 2020.
Os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a prevenir a sobrevivência das células cancerígenas. Um estudo com tubo de ensaio analisou os efeitos dos polifenóis do chá sobre as células cancerígenas. Ele mostrou que o chá preto e seus polifenóis podem impedir a propagação de células cancerígenas da mama. Embora o chá preto não deva ser considerado um tratamento alternativo para o câncer, alguns estudos observaram uma associação entre o consumo de chá e a diminuição do risco de câncer. Outro estudo analisou a associação entre o consumo de chá e o risco de câncer de pele não melanoma. Os resultados mostraram que o chá, especialmente o chá preto, pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pele não melanoma. Mais pesquisas em humanos são necessárias para analisar a relação entre o chá preto e o risco de câncer.
- Pode melhorar o foco: O chá preto contém cafeína e um aminoácido chamado L-teanina, que pode ajudar a melhorar o estado de alerta e o foco.
A L-teanina aumenta a atividade do cérebro, ajudando a melhorar o foco e a vigília. Um estudo revisou os efeitos de L-teanina isolada e em combinação com cafeína no estado de alerta. Os participantes que consumiram cafeína com L-teanina apresentaram maiores melhorias no estado de alerta e na atenção. Isso pode ser por isso que muitas pessoas relatam níveis de energia mais estáveis após beber chá em comparação com outras bebidas com cafeína, como o café.
- Pode ajudar a reduzir o risco de fraturas ósseas em idosos: À medida que você envelhece, seus ossos podem se tornar mais fracos e quebradiços. A osteoporose, por exemplo, é um distúrbio que faz com que os ossos se tornem frágeis e quebradiços e pode aumentar o risco de fraturas, especialmente em mulheres na pós-menopausa.
Estudos observaram uma associação entre o consumo de chá e a diminuição do risco de fraturas ósseas, especialmente em mulheres na pós-menopausa. Um estudo de revisão que incluiu mais de 190.000 participantes descobriu que aqueles que bebiam chá regularmente tinham 16% menos probabilidade de ter fraturas ósseas do que aqueles que não bebiam chá. Outro estudo prospectivo que incluiu 74.000 mulheres na pós-menopausa sugeriu que o consumo regular de chá pode estar associado a uma diminuição significativa do risco de fraturas ósseas. Além disso, beber chá preto regularmente pode ajudar a reduzir a degradação óssea devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dos polifenóis presentes no chá.
O chá preto é uma ótima escolha de bebida para todos os dias. Beber chá preto regularmente pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças, como doenças cardíacas e derrames. Além disso, o chá preto pode ajudar a melhorar o foco, o açúcar no sangue e a saúde intestinal.
Além disso, é fácil de fazer e pode ser encontrado em muitos mercados, farmácias e online.
Adicionar um pouco de limão, leite ou mel ao seu chá preto pode ser uma ótima maneira de adicionar um toque de sabor ao seu chá.